Rede feminina de combate ao câncer coleta mechas para confecção de perucas

Rede Feminina de Combate ao Câncer coleta mechas pra confecção de perucas



O projeto fios da alegria já acontece em outras cidades onde a rede feminina tem sede. A idealizadora e voluntária da rede em Joinville, Mara Gracinda, é quem produz as perucas.

Aqui, na cidade de Tubarão, a parceria é com salões de beleza do município. Já são 14 locais de coletas de mechas e esse número deve aumentar. A voluntária Maria Rejane Nunes de Freitas, conta que é necessário 20 cm ou mais de cabelo para a doação. “O número de perucas confeccionadas depende da quantidade de cabelo que se recolhe. Cada peruca tem cerca de 300g de cabelo, isso significa que são necessárias em média 3 doadoras para se fabricar uma”, explica Rejane.

Todo salão participante tem um folder contendo explicações do projeto e urna pra depósito.



A paciente interessada em utilizar ao adereço pode se dirigir até a rede feminina de combate ao câncer, em Tubarão na rua R. Isac Newton, 38 – Centro. O empréstimo é feito sem tempo determinado, até que os cabelos cresçam novamente, por exemplo. É permitido somente corte da peruca, realizado pelo Instituto Mix, também gratuitamente. Química ou outro tratamento não é recomendado.

Após a devolução da peruca, ela é higienizada e passada para uma próxima paciente.

Para empréstimo, a rede feminina tem 5 perucas disponíveis, duas já estão emprestadas. E breve há um próximo lote para ser colhido com 72 mechas, que devem render entre 3 e 4 perucas.

Para os interessados em doar, o cabelo não precisa ser virgem e o nome dos salões participantes você confere abaixo.

Por quê doar?

Além da própria luta pela doença, que é um processo difícil, a perda dos fios afeta o lado psicológico da paciente que precisa e deve se manter confiante durante o tratamento.

Queda de cabelo x Quimioterapia

Esse tratamento tem o objetivo de destruir células cancerosas, mas também age nas células normais e provoca, com seu efeito, vários desconfortos como náuseas, febre, vômito, perda de apetite, fraqueza, queda de cabelo, entre outros sintomas. No caso dos mais diversos tratamentos contra o câncer a queda de cabelo começa depois de duas ou três semanas a contar do início da quimioterapia, e pode variar de intensidade de acordo com a droga usada em cada paciente.

Fonte: rádio hiperfm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre mãe de três filhos adultos especiais em Treze de Maio

Tirem suas dúvidas sobre a taxa da coleta de lixo